quinta-feira, 3 de novembro de 2011

BIOGRAFIA DE AL KHAWARIZMI

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

GRUPO 7

ALUNOS:
JANUZY RIBEIRO SANTANA
JOSEVAL VASCONCELOS
LUCIANO MELO SANTOS


Novembro de 2011

OS Primeiros passos do pai da Álgebra...

Al Khawarizmi foi o pai da álgebra. Ele nasceu no ano de 780 e veio a falecer no ano de 850. Ele e os seus familiares eram originários de Khowarezm. Uma região que fica localizada no sul do mar Aral, na altura da Pérsia. Hoje é o atual Uzbequistão. Foi um dos primeiros matemáticos a trabalha na Casa da Sabedoria, em Baghadad. Al Khawarizmi e seu amigo Banu Musa foram acadêmicos na Casa da Sabedoria.
Viveu na época do califa Abássida Al Ma'mum, no século IX da era cristã, trabalhou na biblioteca formada por Harum Ar Rachid pai de Al Ma'mum, denominada casa da ciência, na qual foram reunidas todas as obras científicas da antigüidade.
Obra
Al Khawarizmi escreveu vários tratados.Envolvendo aritmética,álgebra,astronomia,geografia e algo sobre calendário.Os tratados que marcaram a sua trajetória acadêmica foram a aritmética e álgebra.Pois ambos contribuíram significativamente para o desenvolvimento da matemática.O mestre da álgebra também escreveu vários livros.Mais o que foi marcante e que possibilitou dar os primeiros passos a Álgebra foi o livro do cálculo Algébrico e confrontação.O Logaritimos foi também iniciado por Al Khawarizmi,pois ele escreveu em seu livro seis tipos de equações cujo em francês era pronunciada Logarithme. No seu livro Suratul Ardh o mestre Al Khawarizmi falava um pouco da geografia, tábuas astrômicas, geometria.
Na sua época o pai da álgebra foi uma figura muito importante na operação da Geodésica. Pois deslumbrava a medição do comprimento de um grau terrestre. Objetivando a medição da circunferência da terra. Com esse feito Al Khawarizmi foi uma das referências cientifica do Islã.
Curiosidades
A versão original do pequeno tratado de aritmética de Al-Khwarizmi encontra-se perdida, mas este chegou à Espanha e existem traduções, para latim. Al-Khwarizmi introduz os nove símbolos indianos para representar os algarismos e um círculo para representar o zero. Depois explica como escrever um número no sistema decimal de posição utilizando os 10 símbolos. Descreve as operações de cálculo (adição, subtração, divisão e a multiplicação) segundo o método indiano e explica a extração da raiz quadrada. Depois do cálculo com números inteiros, aborda o cálculo com frações (expressando-as como a soma de frações unitárias).
Al-Khwarizmi diz-nos que o califa Al-Mamum o encorajou a escrever um pequeno trabalho sobre o cálculo pelas regras de completação e redução, confinando-o ao que é mais simples e mais útil na aritmética, tais como as que os homens constantemente necessitam no caso das heranças, partilhas, e em todas os seus negócios com outros, ou quando a medição de terras, a escavação de canais, cálculos geométricos, e outros coisas de várias espécies e tipos estão envolvidos.
O seu livro é composto por três partes. A primeira sobre a álgebra, que precede um breve capítulo sobre as transações comerciais; a segunda sobre a geometria e a terceira parte sobre as questões de heranças. No seu livro Al-Khwarizmi não usa qualquer símbolo, nem sequer os símbolos que descreverá posteriormente na sua aritmética.
O livro foi, também, traduzido para latim, no século XII, mas essas traduções não incluíam a segunda e a terceira partes. Robert de Chester, na sua tradução para latim, de 1140, traduz o tratado de álgebra de al-Khwarizmi com título Liber algebrae et almucabala, portanto álgebra deriva da tradução latina de al-jarb.
Reflexão

O trabalho para equipe foi de suma importância. Pois ao pesquisarmos sobre a vida, obras de Al-Khwarizmi verificaram e descobriram que além de ser um mito na área cientifica no mundo do Islã, o mesmo foi e será eternizada peça fundamental para o estudo e entendimento da Álgebra. Também fato muito curioso que percebemos foi a origem dos logaritmos que seu deu após uma tradução para o idioma francês do livro Logarithme. Sem duvidas essa Biografia abriu as portas para que nós(professores) ao abordar um assunto com os nossos alunos não focasse só a parte matemática,explicativa do assunto e sim abordassemos a parte de sua história,curiosidades.Com isso certamente vamos fazer com que os nossos alunos fiquem atentos e curiosos sobre o asunto proposto.E as aulas seriam mais bem participativa pelos alunos.

Referências
Berggren, J. Lennart (1986), Episodes in the Mathematics of Medieval Islam.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070731130510AA2g4Ev

Nenhum comentário:

Postar um comentário