domingo, 11 de julho de 2010

A importância da didática na formação do educador matemático

Ao observarmos um prédio ou uma outra construção com designer diferente percebemos o quão difícil foi se chegar ao projeto final. Diversos estudos foram levantados, desde a escolha do terreno e profissionais que iriam trabalhar na obra.

Desta mesma forma é importante a didática na formação do educador de matemática, português, etc. Segundo Castro, 1998, p.18 o modo como as necessidades foram atendidas na infância tem influencia direta no tipo de adulto que a pessoa se torna, pois é a partir daí que obtém informações de si mesma, dos outros e de sua aceitação do mundo.

Voltemos à construção. Pense em um cálculo ou projeto errado, certamente que o prédio tenderá a cair da mesma forma acontece com a maneira como vamos conduzir o nosso maior cliente; o aluno. As experiências dos primeiros anos de Educação Infantil exercerá forte influencia em todos os anos seguintes, uma outra forma para aumentar nossa probabilidade de sucesso em sala de aula, refere-se a conhecer quem são nossos alunos e observar fatores distintos como, meio cultural, nível socioeconômico herança genética e educação familiar.

Estes fatores podem influenciar no ensino da matemática pois refere-se aos aspectos cognitivos, psicossocial e moral.

Ser educador em matemática é entender esse conhecimento como em valor cultural. E, ainda, ver cada homem como produtor de conhecimento, ao interagir com outros homens na busca de soluções tanto de problemas que estas intenções suscitam quanto daqueles que a natureza nos coloca como desafios.

Portanto, é insuportável (MOURA, 1990, p.64) que, durante sua formação o professor vivencie situações, estágios onde possa fazer uma reflexão sobre como se dá a aprendizagem não só dos alunos, mas, também a dele próprio, mesmo porque é preciso pensar em um currículo que propicie ao futuro educador constituir uma "visão do que vem a ser a matemática, visão do que constitui um ambiente propicio à atividade matemática". (D'AMBRÓSIO, 1993, apud PEREZ, 1999, p. 266.

REFERÊNCIAS

ESTUDOS da Matemática na Educação Infantil. Disponível em: http://www.ava.ead.ftc.br/contéudo/circuito1_Novo/Periodo_03_pedagogia/02-estudo_da_matematica_na_educação_infantil/modulo_impresso.pdf.
MOURA, M. O. de. O jogo na Educação Matemática. In: Idéias: o cotidiano da pré-escola. N.&. São Paulo: FDE, 1990, p.62-67.

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