quarta-feira, 7 de julho de 2010

Planejar ou não planejar o ensino de Matemática


A qualidade do ensino dos professores de matemática está apresentando problemas e sendo transferidos aos alunos, professores desta matéria e família, julgando-os como fracos, que não deveriam estar nas respectivas séries. Deste modo, culpam os alunos e não percebem a falta de planejamento para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, avaliando assim as suas dificuldades de aprendizagem.

As reflexões sobre os trabalhos executados tendem a reavaliar todo o planejamento para alcançar os objetivos propostos no projeto político pedagógico de cada escola.

Uma das grandes dificuldades desses professores de matemática pode se resumir a separação do trabalho do pensar, agir e planejar não sabendo trabalhar o teórico e prático em conjunto, quando o professor tem o plano de aula na cabeça acredita ser o detentor de todo o conhecimento. Muitas vezes não se permite abranger o que vai ser aplicado em sala de aula criando uma contra versão entre atualidades, vida prática e conteúdo aplicado. O que acarretará em dificuldades no processo de aprendizagem.

Toda essa situação resulta num contraste que não relaciona nitidamente o planejamento proposto e o executado, muitas vezes não existe coerência e nem ligação entre ambos.

A necessidade de planejar é essencial em todos os momentos da vida, mas quando se diz a respeito de aulas é fundamental, uma vez que o professor contribui para a formação do aluno e está preparado é algo vital.

A matemática está entre as disciplinas que gerencia todas as outras se não for planejada pode causar danos irreversíveis no processo de aprendizagem.

A responsabilidade de um professor é extremamente importante no quesito preparar o aluno para sua matéria, criando base para as demais, matemática é uma delas, sendo ela o alicerce para o desenvolvimento por toda vida. O professor quando preparado e com conteúdo planejado, ele consegue atingir o objetivo principal que pode proporcionar em magníficos resultados, pois a segurança de passar e trabalhar em sala de aula faz com que o aluno perceba a importância e aplicabilidade do conteúdo ministrado.

Segundo Menegolla e Sant’ana, (1992) “planejar com seriedade e consciência sua ação” é crucial para o desempenho do aluno, pois motiva-o a aprender e leva para as suas experiências da vida a prática fora do espaço escolar.

O ato de planejar pode apresentar dificuldade e está relacionada com sua formação inicial, principalmente pedagógico, sem deixar de citar o saber específico, o professor tem que saber muito bem o que vai ser aplicado e como deve ser para que haja sucesso no objetivo da aprendizagem.

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